Eles são cheios de pirotecnias, danças e tudo mais, chamam a atenção por apresentar a banda ou artista ao publico é talvez uma das principais ferramentas da industria musical atualmente, sua criação é discutível, alguns dizem que foi criada pelo Bob Dylan em Subterranean homesick blues em 1965 outros dizem que foi criado pelos Beatles em 1964 com A hard day’s night, mas não quero falar sobre sua origem nem os pioneiros e sim como eles tiram o principal foco A MUSICA.
Talvez isso só aconteça comigo, por eu ser um pouco antiquado e antipop também, mas não quer dizer que eu esteja errado ou minha implicância seja infundada, peguemos de exemplo clipes de Katy Perry, Beyonce e Britney Spears, tenho a certeza que 95% dos homens que vêem esses clipes só o assistem por causa da digamos pouca indumentária das cantoras, e onde fica a protagonista nisso tudo? vos digo, escondida atrás dos corpões exuberantes de suas interpretes, mas isso não é exclusividade do pop, no hip hop também temos esse fenômeno, só que o contrario, são homens super musculosos exibindo toda sua riqueza adquirida através de fãs e se utilizando da mesma ferramenta que os produtores e diretores de vídeo clipes pops usam com suas cantoras, põe ao lado desses fortões super ricos mulheres semi nuas rebolando e atraindo sua atenção, mas eu pergunto novamente, e onde é que fica a musica nisso tudo?
Talvez pela maioria das musicas de cantores desses gêneros serem ruins e com letras vazias, deixar a criação e elaboração da musica como uma coisa secundaria seja melhor ou menos incomodo e cuidar da imagem e dá venda a prioridade e acredito que seja a coisa mais fácil também, até porque para se fazer uma musica é preciso talento e não belos corpos, não quero generalizar existem cantores pops que sabem e dão mais valor a musica do que ao vídeo clipe, mas por já está grudado nas mentes humanas esses artistas são menos valorizados.
Aqui no Brasil também sofremos desse mal, mas acho que a explicação é um pouco mais fácil, com a perda de espaço do radio, que na minha opinião é a maior ferramenta de difusão da musica e dos músicos houve essa migração para a TV, e logicamente os produtores surfaram na onde gringa, acho importante o radio recuperar seu valor para que a boa musica volte a ser o principal destaque de um artista e não sua apresentação dirigida e cheia de cortes na TV.
Existe um tipo de video clipe que me agrada bastante e que mostra de verdade o telento desses cantores, são as apresentações ao vivo, alí que você pode realmente ver o telento desses cantores, mas isso não é mais feito.
Por: William Faria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário