A discussão é antiga, há pessoas que acham o salário de um jogador de futebol extremamente exagerado, os argumentos mais usados por pessoas que pensam assim são que os jogadores não possuem um nível educacional que os faça merecer salários altos, outros dizem que em um país como o Brasil que tem um nível de pobreza grande pagar as quantias que são pagas só aumentaria a desigualdade, mas é importante refletir bastante sobre esse assunto.
De fato a maioria dos atletas de futebol não tem uma formação acadêmica digamos completa, ou pelo menos até o fim do ensino médio que é o aceitável, mas vamos lá, existem diversos artistas que também possuem um nível de estudo baixo e que ganham grandes salários em cinema ou TV atuando de diversas maneiras e poucas pessoas reclamam disso, mas, vale sempre a pena se perguntar, o que é o futebol hoje? O que ele movimenta? O futebol movimenta muito dinheiro, os jogadores são operários e são pagos com dinheiro de empresas ou dirigentes que investem no futebol.
Essa imagem circulou no facebook por alguns dias e de novo vale a pena se perguntar, o que os jogadores de futebol têm haver com a miséria? Campanhas como essa são apenas retrato de como o brasileiro tira o foco do verdadeiro problema, o salário do Neymar não tem nada haver com a fome, os verdadeiros culpados são os políticos e nós que os elegemos e não cobramos, e temos que saber de uma coisa, os jogadores proporcionam fortunas aos clubes, eles só ganham muito porque geram uma receita bem maior aos seus clubes, se uma equipe tem um faturamento de um milhão mensal, ela não vai pagar dois ao seu elenco. É isso que acontece com as instituições futebolísticas, elas movem montanhas de dinheiro, que só é movimentada por causa dos operários que são os atletas e eles devem ser remunerados de uma maneira que a empresa ache melhor.
Um parlamentar está ganhando por volta de R$ 26.700,00, isso mesmo, mais décimo terceiro quarto e quinto salários, um senador recebe beneficio de R$ 82 mil para contratar funcionários, R$ 15 mil para comprar matérias que serão usados em seus gabinetes, oito passagens aéreas que varia em torno de R$ 6 a R$ 23 mil dependendo de onde venha o parlamentar e mais R$ 3.800 mil em auxilio moradia, fora outros benefícios, tudo isso pago com o nosso dinheiro. Um senador custa por ano R$ 1,8 milhão aos cofres públicos, já um deputado é um pouquinho mais barato só R$ 1,5, que alem de incluir o salário também está incluso nessa quantia R$ 60 mil para contratar funcionários, R$ 3.000 de auxilio moradia e conta para exercício parlamentar que varia de R$ 23 a R$ 34 mil, dependendo do estado do nobre deputado. E você ainda vai se preocupar com salário do Neymar que é pago com dinheiro privado. Já passou da hora do brasileiro se preocupar mais com política e menos com futebol
Por: William Faria.

