sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Os jogadores merecem ganhar salários astronômicos?


A discussão é antiga, há pessoas que acham o salário de um jogador de futebol extremamente exagerado, os argumentos mais usados por pessoas que pensam assim são que os jogadores não possuem um nível educacional que os faça merecer salários altos, outros dizem que em um país como o Brasil que tem um nível de pobreza grande pagar as quantias que são pagas só aumentaria a desigualdade, mas é importante refletir bastante sobre esse assunto.
De fato a maioria dos atletas de futebol não tem uma formação acadêmica digamos completa, ou pelo menos até o fim do ensino médio que é o aceitável, mas vamos lá, existem diversos artistas que também possuem um nível de estudo baixo e que ganham grandes salários em cinema ou TV atuando de diversas maneiras e poucas pessoas reclamam disso, mas, vale sempre a pena se perguntar, o que é o futebol hoje? O que ele movimenta? O futebol movimenta muito dinheiro, os jogadores são operários e são pagos com dinheiro de empresas ou dirigentes que investem no futebol.
Essa imagem circulou no facebook por alguns dias e de novo vale a pena se perguntar, o que os jogadores de futebol têm haver com a miséria? Campanhas como essa são apenas retrato de como o brasileiro tira o foco do verdadeiro problema, o salário do Neymar não tem nada haver com a fome, os verdadeiros culpados são os políticos e nós que os elegemos e não cobramos, e temos que saber de uma coisa, os jogadores proporcionam fortunas aos clubes, eles só ganham muito porque geram uma receita bem maior aos seus clubes, se uma equipe tem um faturamento de um milhão mensal, ela não vai pagar dois ao seu elenco. É isso que acontece com as instituições futebolísticas, elas movem montanhas de dinheiro, que só é movimentada por causa dos operários que são os atletas e eles devem ser remunerados de uma maneira que a empresa ache melhor.
Um parlamentar está ganhando por volta de R$ 26.700,00, isso mesmo, mais décimo terceiro quarto e quinto salários, um senador recebe beneficio de R$ 82 mil para contratar funcionários, R$ 15 mil para comprar matérias que serão usados em seus gabinetes, oito passagens aéreas que varia em torno de R$ 6 a R$ 23 mil dependendo de onde venha o parlamentar e mais R$ 3.800 mil em auxilio moradia, fora outros benefícios, tudo isso pago com o nosso dinheiro. Um senador custa por ano R$ 1,8 milhão aos cofres públicos, já um deputado é um pouquinho mais barato só R$ 1,5, que alem de incluir o salário também está incluso nessa quantia R$ 60 mil para contratar funcionários, R$ 3.000 de auxilio moradia e conta para exercício parlamentar que varia de R$ 23 a R$ 34 mil, dependendo do estado do nobre deputado. E você ainda vai se preocupar com salário do Neymar que é pago com dinheiro privado.  Já passou da hora do brasileiro se preocupar mais com política e menos com futebol
Por: William Faria.

domingo, 11 de dezembro de 2011

EU E MINHA ETERNA IMPLICANCIA COM VIDEO CLIPES


Eles são cheios de pirotecnias, danças e tudo mais, chamam a atenção por apresentar a banda ou artista ao publico é talvez uma das principais ferramentas da industria musical atualmente, sua criação é discutível, alguns dizem que foi criada pelo Bob Dylan em Subterranean homesick blues em 1965 outros dizem que foi criado pelos Beatles em 1964 com A hard day’s night, mas não quero falar sobre sua origem nem os pioneiros e sim como eles tiram o principal foco A MUSICA.
Talvez isso só aconteça comigo, por eu ser um pouco antiquado e antipop também, mas não quer dizer que eu esteja errado ou minha implicância seja infundada, peguemos de exemplo clipes de Katy Perry, Beyonce e Britney Spears, tenho a certeza que 95% dos homens que vêem esses clipes só o assistem por causa da digamos pouca indumentária das cantoras, e onde fica a protagonista nisso tudo? vos digo, escondida atrás dos corpões exuberantes de suas interpretes, mas isso não é exclusividade do pop, no hip hop também temos esse fenômeno, só que o contrario, são homens super musculosos exibindo toda sua riqueza adquirida através de fãs e se utilizando da mesma ferramenta que os produtores e diretores de vídeo clipes pops usam com suas cantoras, põe ao lado desses fortões super ricos mulheres semi nuas rebolando e atraindo sua atenção, mas eu pergunto novamente, e onde é que fica a musica nisso tudo?
Talvez pela maioria das musicas de cantores desses gêneros serem ruins e com letras vazias, deixar a criação e elaboração da musica como uma coisa secundaria seja melhor ou menos incomodo e cuidar da imagem e dá venda a prioridade e acredito que seja a coisa mais fácil também, até porque para se fazer uma musica é preciso talento e não belos corpos, não quero generalizar existem cantores pops que sabem e dão mais valor a musica do que ao vídeo clipe, mas por já está grudado nas mentes humanas esses artistas são menos valorizados.
Aqui no Brasil também sofremos desse mal, mas acho que a explicação é um pouco mais fácil, com a perda de espaço do radio, que na minha opinião é a maior ferramenta de difusão da musica e dos músicos houve essa migração para a TV, e logicamente os produtores surfaram na onde gringa, acho importante o radio recuperar seu valor para que a boa musica volte a ser o principal destaque de um artista e não sua apresentação dirigida e cheia de cortes na TV.
Existe um tipo de video clipe que me agrada bastante e que mostra de verdade o telento desses cantores, são as apresentações ao vivo, alí que você pode realmente ver o telento desses cantores, mas isso não é mais feito.

Por: William Faria.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DR. Sócrates: um genio dentro e fora de campo


Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira, mais conhecido como Dr. Sócrates ou magrão ou só Sócrates, foi um dos maiores jogadores que tivemos, mas isso todo mundo já sabe, sabemos também de como politizado o Doutor sempre foi, e é sobre essa parte de sua vida que vou falar.
Revolução Corintiana, um nome que não soa estranho para quem conhece um pouco de futebol, mas para quem conhece muito, sabe o quão importante foi esse período para o esporte, sem sombras de duvidas o maior movimento ideológico promovido por jogadores no futebol brasileiro, um movimento que a opinião de um roupeiro tinha o mesmo peso que a de um atleta , se deu inicia em 1982 com a posse de Waldemir pires , Sócrates sempre esteve a frente desse movimento, até por ser o jogador mais ligado com os problemas no Brasil.
Teve uma enorme participação na campanha das Diretas já! Que culminou com o fim da ditadura militar, se formou em medicina em 1977 e sempre foi marcado por suas opiniões claras e sinceras, é sempre bom ver um jogador que ficará lembrado pelo que fez fora de campo, isso é raro hoje em dia, também era apaixonado pelo álcool, um amigo que acabou lhe traindo.
Sócrates morreu no dia em que o seu time do coração foi campeão ontem, dia 04/12/2011, com 57 anos o Doutor nos deixou e deixara aqui na terra sua sinceridade, honestidade e inteligência.